organizAÇÃO

Sim, sou paranoiquinha e metódica e criei outro post no mesmo dia só porque o assunto é outro e não quero misturar mil coisas. Essa história de ficar quatro meses sem blogar me deixou compulsivamente produtiva, agora que voltei.

É o seguinte: antes de começar o período meu amor (<3) me deu uma edição beeeeem legal  da Mente&Cérebro, que falava sobre como a gente adquire hábitos, como a gente pode criar pistas pra condicionar nossa mente a “arquivar” um hábito lá na parte inconsciente da gente.

produto_3909_a_cura_pela_naturezaEu acho bacana essa ideia de tornar o processo inconsciente um aliado nosso. Acho que é parte importante da vida o autoconhecimento, e acredito que isso deva se dar não só possivelmente num âmbito espiritual, mas também no que diz respeito a um âmbito físico. Sempre achei incrível o domínio do próprio corpo que dançarinos e circenses têm. E acredito que esse autoconhecimento em vários aspectos nos aproxime cada vez mais dos nossos sonhos.

Uma das coisas que a revista destrincha é o que, segundo um amigo meu, se chama PDCA (PLAN – DO – CHECK – ACT), que consiste basicamente em planejar suas metas (fazendo uma lista e distribuindo tarefas pelos dias da semana, por exemplo); realizar as metas no tempo proposto; checar se todo o plano foi cumprido; e, caso tenha faltado cumprir algum item, procurar descobrir as razões que impediram sua realização, e trabalhar nisso, pra não cometer o mesmo erro da próxima vez.

Recentemente, visitando o Vida Organizada, me deparei com outro termo. GTD (getting things done), tem o mesmíssimo objetivo do PDCA: organizar nossa rotina de modo que as frustrações não venham desenfreadas nos afogarem. E pra isso, vários apps, planilhas, listinhas e tabelas.

Ainda criança eu era bem metódica, e a organização é uma característica que eu fui perdendo ao longo dos anos, a medida em que o tempo passava e a quantidade e complexidade de tarefas ia aumentando (e os prazos-limite diminuindo…). Então tô tentando resgatar esse meu metodismo de fazer o dever de ciências antes de assistir Sakura, mas sem ser paranoica e tão autocrítica, como fui por muito tempo (e, ok, ainda sou um poucadinho).

Enfim, GTD dá uma gama de artifícios pra vida entrar nos eixos que cada um deseja pra si, e eu não vou estender o assunto neste post, mesmo porque sei o mínimo sobre. De todo modo, vale a pena conferir o blog que linkei. Tem várias dicas de apps, planilhas, grupos, listinhas etc. Cheguei no Vida Organizada por outro blog, O Mundo da Ana, que aderiu à onda de desejos da semana. Mencionei isso no último post do meu blog anterior, e vou direto aos finalmentes (até porque o nome é auto-explicativo).

Como a semana já ta praticamente acabando e eu passei o começo da semana protelando minhas tarefas por motivos de tpm e preguiça, as tarefas vão ficar condensadas entre quinta e domingo. Ei-las (em ordem de urgência):

quinta

  • ler texto da iniciação
  • montar power point do licom
  • xerocar apostila de av. da aprendizagem
  • cuidar do blog ❤

sábado

  • dar aula no licom
  • ir pra aula de teatro

sem data definida

  • ler textos de av. e comunidade surda
  • ler os capítulos atrasados de D. Quixote
  • ler os próximos capítulos de D. Quixote

Bom… Vamos ao que tem pra hoje. 🙂

3 comentários Adicione o seu

  1. Fernando disse:

    Olá Luísa. Primeiramente quero agradecer pela visita e excelente comentário no meu blog. Talvez você tenha sido a pessoa que mais entendeu meu post e por isso só, já valeu a a pena ter postado ele. 😀 Vim aqui curtir seu novo espaço e espero voltar outras vezes. Sempre tive problemas de me planejar e hoje vejo um pouco das consequências disso na minha vida profissional, pois demorei a me planejar por sempre dar atenção a coisas que não me levariam a nada. Gostei demais daqui menina e visite sempre meu espaço, será sempre bem vinda lá no Fernu Fala II. Bjsss. Até mais

    Curtir

  2. eu sou bastante metódica e organizada, gosto de planear os meus dias tendo em conta o que tenho para fazer. mas a verdade é que, quando estou com preguiça, também vou adiando tudo até à última hora. depois tenho de fazer tudo num dia só ahah gostei imenso do post! beijos 🙂

    Curtir

  3. Juro que queria ser organizada, até tento, ocasionalmente, mas… basta eu inventar de fazer uma lista para me bater aquela vontade de bular ela. Uma amiga minha diz que faço isso para me sabotar… mas é uma compulsão desrespeitar a lista kkk…

    Curtir

Deixe um comentário

